Os vampiros estão por toda parte: no cinema, televisão, novelas, histórias em quadrinhos e mais além, não há fim. Mas quando é que elas mudam de predadores malvados para heróis em conflito? Essas são as perguntas feitas por Christopher Farnsworth, um escritor que vive em Los Angeles, cujo mais recente romance, “Vampire: The President’s,“Está agora à venda.
Antigamente você não estava acostumada a ver um vampiro como o mocinho. Afinal, um vampiro, por sua natureza, caça e mata os seres humanos. Existe séculos de folclore detalhando como a humanidade foi obrigada a se defender contra esses parasitas letais. Isso não é uma reputação que você perde durante a noite.
Mas hoje, os vampiros se mudaram para a luz – metaforicamente falando, de qualquer maneira.Edward Cullen e sua família de vampiros vegetarianos – que só bebem sangue de animais – são apenas os exemplos mais famosos. As fileiras de gente no clã vampiro bom inclui Bill Compton em “True Blood,” Angel e Espik em “Buffy, Caçadora de Vampiros,” Nick Knight em “Forever Knight,” O herói do título”Blade” Os filmes e quadrinhos, Mick Angel da série “Moonlight“,Selene em “Underworld” e talvez mais uma dúzia de que eu mesmo nunca ouvi falar.
Como tudo, no entanto, histórias em quadrinhos chegou primeiro. Histórias em quadrinhos têm vindo a transformar vampiros em super-heróis, pelo menos desde 1966, quando Dell Comics tentou transformar três dos ícones monstros do terror da Universal em heróis. Um descendente direto doDrácula colocou uma roupa roxa e um cinto de fivela em forma de morcego e fez um juramento para combater a injustiça. Era um conceito à frente de seu tempo. – ou apenas um conceito com o tempo ruim? De qualquer maneira, a série durou toda as três questões.
Mas a idéia resistiu e evoluiu. O personagem da Marvel Blade cruzou dos quadrinhos para o cinema e vice-versa. O anime japonês “Hellsing“ e “Vampire Hunter D“ ambos os sanguessugas usam recurso que já se voltou contra sua própria espécie. E o Confessor a partir de Kurt Busiek “Astro City“ é basicamente Batman com presas.
Então temos a estante e todos os romances sobre vampiros heróis: Fred Saberhagen’s Thorn,Anne Rice Lestat, P.N. Elrod’s Vampire Files, Jon F. Merz ‘s Lawson Vampire, e (ahem) minha criação, Nathaniel Cade, uma vampira que trabalha como um agente secreto para o presidente dos Estados Unidos.
Vampiros heróis são tão comuns agora que eu senti que era necessário credenciais para restabelecer como um assassino. Ele pode beber sangue de vaca, por escolha, mas ele é um predador por natureza.
[...] Então, novamente, Edward e a franquia de filmes “Crepúsculo” estará de volta em “Breaking Dawn“, e eu não estou pronto para selar o caixão dos vampiros heróis ainda. Vampiros têm nos assombrado em cada cultura, porque eles são tão perfeitamente adaptável como metáforas. Há ainda muitas coisas assustadoras lá fora no escuro. Talvez seja reconfortante pensar que um ou dois poderiam estar do nosso lado para uma mudança.
0 comentários:
Post a Comment