Pages

Tuesday, January 14, 2014

PETER SATTLER FALA SOBRE CAMP X-RAY E O PAPEL DE KRISTEN NO Q&A PARA O KIT DA IMPRENSA PARA SUDANCE



Q&A COM O DIRETOR PETER SATTLER

QEm suas próprias palavras, podem descreversobre esse filme?

Em seu nível mais básico, o Camp X-Ray é a história de duas pessoas presas em um lugar muito estranho que eles podem encontrar uma ligação entre si. Mas, é claro, é sobre um monte de outras coisas também. É sobreuma jovem que sai de casa pela primeira vezUma mulher que se junta ao exército para encontrar um propósito,só para acabar em um lugar onde o efeito não poderia ser menos puro. E sobre um homem desesperado para chegar além do seu mundo também. Para experimentar algo fora da rotina de sua pequena cela.

Q: Qual foi a inspiração para o Camp X-Ray?

Tudo começou com um livro no carrinho. Eu vi alguns documentários de um guarda e um prisioneiro discutindo sobre os diferentes livros sobre o carrinho na biblioteca. Seu câmbio era tão mundanotão idiossincráticotão absolutamente ridículo dado o contexto de onde eles estavam. E nesse exato momento, eu podia ver um filme inteiroUm corredor, duas pessoas, e a relação totalmente absurda que eles são obrigados a ter. E isso é o que eu estava atraído. Eu só queria colocar esses dois personagens em uma sala e ver o que eles diriam um ao outro, o que é muito mais do jeito que eu comecei a escrever. Não tendo nenhum sentido em tudo. Apenas deixá-los cairem um tubo de ensaio e ver o que as palavras saírem de sua bocaE o mais banal a conversa, o mais interessadoque eu estava neleporque era o absurdo desses momentos que mais perfeitamente capturou meus sentimentos sobre Guantánamo. Eu queria muito pintar nossa interpretação deste lugar em cores fortes absurdas.

QPor que você decidiu definir o filme em Guantánamo?

Guantánamo é um lugar fascinante para mim, e é um lugar que eu sabia muito pouco sobre antes de começar apesquisá-loAssim, parte da minha atração era explorar território inexploradoPara fazer um filme sobre algo que você não tinha visto antesMas em sua essência, este filme não é realmente sobre Guantánamo, tanto quanto é sobre as pessoas que estão lá em baixo. Não é um filme político, é um profundamente humano.

A definição de Gitmo realmente serve como a panela de pressão que amplifica e complica uma relação muito pessoal entre dois estranhos que são forçados a encontrar de uma maneira para viver juntos.

Q: Você pode falar sobre o processo do elenco e como você acabou trabalhando com Kristen, Payman e o resto do elenco?

Começamos com uma Ave Maria para Kristen. Esse foi certamente uma aposta arriscada, mas era absolutamente perfeita para o papel, de modo que tinha que tentar. Seu prrsonagem requer muita ação sem palavras, muito de viver o momento, e isso é algo que absolutamente destaca Kristen. Sua personagem também precisava de uma mistura de resistência e vulnerabilidade, o que para mim, são os traços que ela encarna perfeitamente. Portanto, feito o roteiro de Ken Kaplan, seu agente, a quem, muito a seu crédito, enviou-o para ela, e algumas semanas depois nos sentamos para falar sobre o filme. E nesse primeiro encontro, fiquei espantado com a sua abordagem para o material, sua dedicação ao detalhe e paixão pelo cinema independente. Eu acho que ambos poderiam dizer que estavam apontando na mesma direção, então fomos. Aconteceu tão rápido pelos padrões de Hollywood.

Uma história engraçada de PaymanEu adoro o seu desempenho no filme iraniano vencedor do Oscar, ASeparação, mas ele era tão severo nesse papel, eu não via como nosso presso gritão. Nós agendamos um bate-papo de vídeo com ele no Irã de qualquer maneira, e quando isso apareceu na minha tela, tudo era diferente. Ele era o homem mais dinâmico e vibrante que eu já conhecifalando a mil por horaEu o amava, e que ele era tão diferente em A Separação  testemunhou a sua gama incrível como ator. Eu me lembro daquela noite muitovividamente porque eu não poderia ter Payman fora da minha cabeçaEu sabia que tinha que ser ele, o único.

Mas, primeiro, eu precisava ver como eles iriam ficar juntos. O filme inteiro gira em torno de seu relacionamento. Então, nós organizamos um outro vídeo chat, e segundo eles começaram a falar, era como se eles já estavam em seus personagens. Payman estava falando e falando e falandoe Kristen estava tão silenciosamente ouvindo-o em silêncio, observando ironicamentetocando, Payman persuadiria um sorriso fora dela. Era como se eu estivesse assistindo, literalmente, uma cena do roteiro interpretada diante dos meus olhos.Eu dei a Payman o trabalho ali mesmo, durante o telefonema. Todos nós sabíamos que havia uma química mágica entre eles.

Lembro-me da primeira vez que encontrei Lane Garrison, eu não pude deixar de notar que ele, literalmente, tinha um pescoço vermelho. Nós brincamos sobre isso, mas na verdade, não é insignificante. Ajuda parece que eleconhece o mundo de um soldado do oeste do Texas dentro e por fora, é muito o mundo que ele veio. Mas o que realmente o torna especial é o tipo de triste doçura e inteligência que ele poderia trazer para fora debaixo dessevernizEsse foi o tom que eu realmente respondido em Lane, e algo que ele pregou no filme. Eu realmentegravitava em torno de atores que podem atuar dois tons de uma só vezEle cria tal profundidade.

O nome de John Carroll Lynch foi criado pelo meu diretor de elenco, Richard HicksAgora há um ator que égamado no que tem. Comédia, drama, amável, intimidar, ele é um maldita camaleão. Eu realmente adorava vê-lotrazer seu personagem coronel à vida. Ele trouxe uma realidade tão maravilhoso para um papel que, nas mãoserradas, poderia ter sido apenas mais um clichê de bronze militar. Seu desempenho realmente jogou naabordagem maior que tínhamos, que era fazer um filme sem "maus". Os personagens podem fazer coisas ruins, todos podem tomar decisões erradas, mas precisamos entendere até certo ponto simpatizar com, por eles estão fazendo o que estão fazendoTodo mundo tem uma opinião, e se tomou o tempo para falar com eles sobre isso, você provavelmente gostaria de encontrar uma razão ou duas para concordar com eles. E John realmente entendeu isso, e realmente trabalhou duro para mostrar o outro lado do pensamento dos militares.

Q: Qual foi sua cena favorita de escrever e qual foi a sua cena favorita de filmar?

Que eu desfrutei mais escrevendo a cena que inspirou o filme inteiro: o primeiro intercambio sobre o carrinho de livros. É a cena em que os personagens de Kristen e Payman primeiro se conhecemAbrimos o filme como uma jovem mulher entrando no campo de detenção, o que é, compreensivelmente, muito intenso e assustador o lugar.Mas quando ela encontra pela primeira vez o personagem de Paymanestá nos dando um momento muito surpreendente de levezaEle sublinha a dualidade surreal deste lugar e esses personagens, onde um instante pode ser literalmente lutando por sua vida, mas o próximo, encontra-se a discutindo com um detento sobre HarryPotter.

Também adorei a idéia de fazer um filme sobre Guantánamo, mas não incidindo sobre a tortura ou a política e, em vez escrever cenas sobre pequenas coisas estúpidasEstes dois lados são definidos como antagonista para o outroEssa é a engenharia, inevitavelmente, em seu relacionamento. Mas eles não podem lutar uma guerra real, por isso, em vez de combater contra isso através destas pequenas batalhas idiossincráticasArgumentando sobre o que está no cardápio de almoço hoje ou quando eles terão livros novos. Argumentos estúpidos, mas para esses personagens, eles são extremamente importantes. Este é seu Bunker Hill. Esta é a sua jihad. E eu adorava escrever essas cenas, porque eles eram divertidos para ilustrar a idiotice de seu conflito em primeiro lugar.

Minhas cenas favoritas para filme sempre foram as únicas com Kristen e PaymanEles foramem geralo maisdifícil de filmar porque eram grandes cenasMas a cada momento, a cada decisão que estes dois interagiram tinha uma magia real. Eles encontram os seus próprios ritmos e criando pequenas trocas. Sempre foi tão fácil e natural.Você geralmente tem que lutar para conseguir uma cena em  antes que possa começar a trabalhar, mas comesses dois, estava sempre ali, o que significava que três de nós poderia se concentrar em formar e moldar a realidade em vez de tentar para trazê-lo à vida

Q: Qual foi a cena mais difícil de filmar?

O final do filme foi o mais difícil de filmarReel seis é essencialmente uma cena gigante de 21 minutos divididos em três ou quatro seções. Foi muito difícil para encenar e dirigir uma peça maciça de drama. E, para aumentar a pressão, é o clímax emocional do filme, que exigia os dois atores para chegar às profundezas absolutas.

Q: Por que a história desses dois personagens que se cruzam apela para você?

Um dos intercâmbios dramáticos primários que nós temos no nosso dia-a-dia é atender e lidar com estranhos.Sempre que você encontrar alguém, não há posturase gabar sutilmente, sentindo um ao outroQuer se tratando de uma primeira data, o seu primeiro dia na escola, ou a primeira vez que você encontrar um cara que deveriaestar guardandoÉ realmente tudo se resume a essa luta primal ou o instinto de fugaPosso confiar nesse cara?Ele é bomEle está sendo muito bom porque ele está tentando me jogarEu vejo isso acontecer todos os dias ao meu redorem pequenas e grandes formas. Um milhão de pequenos macacos assustados tentando descobrir um ao outroAli e Cole, para mim, está apenas interpretando fora a dança eterna da intrínseca de levantar e abaixarsuas defesas quando você encontra um estranho.

QA história de uma mulher em que o serviço é um não dito muitas vezes - o que te atraiu para esse ângulo?

Minha razão inicial para escrever uma mulher neste filme foi um dos contraste. Como posso fazer esses dois personagens começam tão distantes quanto possível no inícioE, a partir da pesquisa que eu tinha feito e dada a relação extremistas muçulmana muito complicado com as mulheres, que era claramente a forma mais interessantepara ter.

Mas de certa forma, já era mais do que issoEnquanto eu estava escrevendo este filme, minha esposa estava grávida de nosso primeiro filhouma filha, e isso me fez ver muito mais claramente como poucos filmes são contadas a partir de um ponto de vista femininoEra uma espécie de realização de abrir os olhos para mim, e isso só me fez mais determinado a criar uma mulher forte, que queria algo mais do que apenas ser resgatada.

Q: Quando e onde foi filmado o filme, e quanto tempo foi a filmagem?

Filmamos no verão de 2013, principalmente em uma prisão juvenil abandonada em Whittier, CA, que está apenas fora de Los Angeles. Filmamos durante 21 dias.

QComo você preparou os atores para seus papéis antes da produçãoHouve um processo de ensaio?

Kristen e Payman são interessantes porque ambos trabalham de maneiras muito diferentes.

Kristen realmente ama intelectualização de sua personagem, porque ela absolutamente quer viver o momentoE para fazer isso, exige conhecer verdadeiramente seu personagem de dentro para foraEntão, nós gastamos muitotempo falando sobre as meninas que sabíamos que eram como Cole. É realmente só falando sobre o personagem,construindo seu fundo. Frente e para trás sobre pequenos momentos difíceis de sua vida de ficção que encontramos foi o tipo de garota que estávamos construindo.


Paymanem certa medida, tinha uma forma semelhanteEle compartilharia histórias comigo sobre as pessoas que conhecia que tinha sido preso no Irã, e ele iria inventar pequenas regras nas quais ele definia que ele sentia quem era AliMas a coisa interessante sobre Payman é que ele é um escritor realizado e diretor de cinema, bem como um ator. Assim, na maioria das vezes ele gravita para pequenas voltas de uma frase, ou tenta estabelecerreações muito visuais ou créditos que seu personagem poderia usar na tela.

Eu tinha um pouco de tempo para desenvolver ambos os métodos com Kristen e Payman, separadamente, mas devido a agenda de Payman,  foram capazes de conseguir para ensaiar algumas semanas antes de fotografar.Naquela época, os três de nós passamos a maior parte do tempo juntos quanto possível. Nós nos concentramosprincipalmente em grandes cenas.  cerca de quatro ou cinco delas, cenas muito longas que são o cerne dofilme. Na primeira passagem, que em sua maioria  marcamos as intenções e os desejos e as modalidades especiais para determinadas linhasTambém fiz o teste de novas linhas e improvisar cenas em torno de umpouco para encontrar a verdade. O script não era sacrossanto, era sempre sobre a obtenção da verdade de sua interação.

Mas a coisa mais útil que fizemos foi realmente ir ensaiar na prisão real onde nós filmamosFoi lá onde elaboramos a dança de como tocar a ida e volta de como o personagem Kristen patrulha o corredor. Que linha ela disse onde e como ela disse que ia resolver tudo. Como eu disse antes, essas cenas são incrivelmente complicadas para montar corretamente, por isso foi definitivamente algo que nós tivemos que trabalhar de antemão.

E então, finalmentedurante o nosso último ensaio no local, deixei Payman em sua cela, e teve Kristen andando em círculos ao redor do corredor por cerca de vinte minutos. Saímos de lá sozinho para tentar obter algumanoção de como seria realmente estar acontecendo o dia todo preso láHá um realismo muito palpável de estar por trás daquelas portas grossas, caminhando aqueles longos corredores.

Q: O que você está trabalhando agora?

Eu realmente não posso trabalhar em duas coisas ao mesmo tempoEu meio que só precisa esperar todos acabaremEntão, é só agora que o filme está completamente terminado que eu possa começar a purgar o velho filme e fazer o quarto de uma nova. Ironicamente, o filme que eu pretendo escrever ao lado é, em muitos aspectos, um dois-hander como CAMP X-RAY. Eu não tenho certeza se isso é por design. Eu acho que é apenas difícil para mim pensar em um personagem sem pensar em outro personagem que estará em oposição.Nenhum personagem pode existir em um vazio.

Veja a entrevista completa AQUI

Compartilhar:
← Anterior Proxima → Home

0 comentários:

Post a Comment

Forever

É difícil às vezes olhar para trás e ver quanto tempo passou. As amizades conquistadas e algumas perdidas no caminho. A maturidade que inevitável atinge nossas vidas e altera nossos rumos. Aquilo que nos atingiu não podemos mudar, apenas aproveitar para encher nossa história de belos momentos vividos e aprendidos.
Twilight Moms Brasil é parte de mim e espero que seja de você também, Forever.

TwiMom Indica

TWIMOMS BRASIL INDICA: "PROCURA-SE UM MARIDO" DE CARINA RISSI

Uma joia deliciosa de se ler, fluente e brilhante que prende você do inicio ao fim. Desde seu lançamento, fiquei muito curiosa para le...